Artigo

A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da Comunidade Kalunga de Engenho II (GO)

RESUMO

O artigo destaca o processo de construção de conhecimento no quilombo por meio da observação da escola em São Miguel dos Pretos/Restinga Seca (RS) e Engenho II, território Kalunga/Cavalcante (GO). Há diferenças e semelhanças importantes na relação escola-espaço quilombola gaúcho e goiano. Torna-se importante um novo olhar sobre a inserção do povo negro no sistema escolar, seja como receptor do conhecimento institucionalizado, seja como produtor da construção desse conhecimento.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2007
  • Autor(es): Oliveira, Luana Paré de | Paré, Marilene Leal | Velloso, Alessandra D'Aqui
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-7110
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a07v2772.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 13/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 27; Número 72
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial