Artigo

Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico

RESUMO

A intensificação do debate sobre o ensino médio, inclusive nos meios de comunicação, exige contribuições e considerações teóricas. O artigo defende que o trabalho é o princípio educativo geral de todo o sistema escolar, sendo a especificidade pedagógica do ensino médio decorrente do momento vivido pelo jovem em busca de sua definição social. Assim, a apologia da profissionalização precoce é uma declaração da falência do ensino médio, humanista, "culturalmente desinteressado" e destinado a preparar dirigentes.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2011
  • Autor(es): Nosella, Paolo
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a09.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 32; Número 117
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição