Dissertação

Financiamento da educação como indutor de política curricular: análise a partir da implantação do ProEMI no Paraná

RESUMO

Tendo como base o Programa Ensino Médio Inovador, analisam-se os gastos de 91 escolas no Paraná e a sua relação com os Projetos de Reestruturação Curricular. A análise documental, pesquisa empírica e entrevistas em 2 escolas evidenciaram que os alunos pouco participam das discussões sobre a implementação de políticas na escola, e a integração do currículo do EM é um desafio ao ProEMI. O suporte financeiro do Programa é imprescindível, mas não o suficiente para induzir a mudança curricular.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.