Artigo

“Ilustração” do povo! Descaminhos da escolarização

RESUMO

Por meio de uma abordagem qualitativa, visa desconstruir o discurso que culpabiliza o aluno pelo fracasso escolar e mostrar que tal discurso mantém a ideologia burguesa. É preciso conhecer os sentidos relativos ao fracasso escolar ao longo da história da educação brasileira. Pensar estratégias relativas ao processo de escolarização do aluno em vez de culpabilizá-lo e problematizar as questões relacionadas ao fracasso escolar para romper com a atual prática de exclusão na escola.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.