Relatório

Pesquisa sobre financiamento da educação no Brasil: Mapeamento das receitas das Unidades Federativas e cálculo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE)

RESUMO

O Consed, em parceria com o Instituto Unibanco, publica a Pesquisa sobre Financiamento da Educação no Brasil – Mapeamento das receitas das Unidades Federativas e cálculo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). A pesquisa, produzida em janeiro de 2017, apresenta um panorama abrangente das receitas dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal. Além disso, calcula a disponibilidade de recursos para a educação, tanto por meio da vinculação de impostos e transferências à MDE, quanto pelas verbas adicionais.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2017
  • Autor(es): Peres, Ursula Dias | Tibúrcio, Rogério Machado Limonti
  • Local de publicação: Distrito Federal
  • Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Realizadora) | Instituto Unibanco (Realizadora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.consed.org.br/consed/gt-financiamento/documentos
  • Data de Acesso à Fonte: 17/11/2017
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Relatório
  • Tamanho: 28 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.