Artigo

Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na Educação Superior se justificam no Brasil?

RESUMO

O artigo analisa o sistema de cotas, uma das ações afirmativas de políticas públicas que visam assegurar o ingresso de segmentos sociais discriminados no Ensino Superior. A gritante desigualdade social e a baixa qualidade da educação oferecidas nos Ensinos Fundamental e Médio dificultam o acesso ao Ensino Superior. Neste contexto, o sistema de cotas pode contribuir para reparar injustiças históricas e concretizar o preceito constitucional de igualdade de direitos para todos os cidadãos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2012
  • Autor(es): Haas, Célia Maria | Linhares, Milton
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2176-6681
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v93n235/15.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 06/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 28 páginas
  • Edição: Volume 93; Número 235
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial