Dissertação

Se eu não sou negra, eu sou o quê?: da importância de discutirmos discriminação racial, interseccionalidade e empoderamento em sala de aula

RESUMO

Esta pesquisa problematiza classificações identitárias e questiona o impacto da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no ambiente escolar. Essas reflexões subsidiaram a elaboração de um vídeo, que tem o objetivo de servir como material didático a ser usado no ensino de História. O trabalho discorre sobre jovens negros do século XXI, que têm como marcas distintivas o uso de meios de comunicação de massa, consumo de bens de mercado e enaltecimento de intelectuais e artistas negros(as) como tática de empoderamento, movimento também marcado pelo debate sobre interseccionalidades, uma vez que os estudantes insistem em destacar as diferentes estruturas de opressão que podem incidir sobre a pessoa negra, sobretudo relacionadas à gênero e classe social. A fundamentação teórica se baseia em obras de Jörn Rüsen na discussão do papel do ensino na formação da consciência histórica expressa nas narrativas dos estudantes; Fredrik Barth para compreender processos de autoidentificação social e de categorização de grupos étnicos; e os escritos de Angela Davis para subsidiar o uso dos conceitos de interseccionalidade e empoderamento nesse estudo sobre relações étnico-raciais na escola.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Martins, Ícaro Amorim
  • Local de publicação: Natal
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26350
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 113 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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