Artigo

Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável ou seria o inverso?

RESUMO

O impacto da inclusão da sociologia nos currículos do Ensino Médio tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia seja ensinada como discurso ideológico; b) para outra, a sociologia deve ser conscientizadora e transformadora; c) uma terceira enfatiza a importância de equipar os estudantes com teorias, levando-os à consciência do mundo em que vivem. A escolha das vertentes vai além das convicções do professor e é norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2014
  • Autor(es): Moraes, Amaury Cesar
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-6236
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a03.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 02/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 39; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição