Artigo

Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de Ensino Médio

RESUMO

O artigo discute resultados de etapa da pesquisa Jovens fora de série: trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, que visa compreender trajetórias de escolarização e percursos biográficos de jovens estudantes em defasagem escolar. Com enfoque na combinação - trabalho, estudo e projetos de futuro, verificou-se duplo efeito do trabalho: desafio para continuidade dos estudos e experiência que cria disposições relacionadas à independência e autonomia.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Carrano, Paulo Cesar Rodrigues | Marinho, Andreia Cidade | Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1439.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.