Tese

Pedagogias do corpo na educação da dança de matriz africana em Salvador, BA, Brasil: perspectivas e tensões do projeto emancipatório

RESUMO

Esta tese, resultado de uma pesquisa de caráter etnográfico e bibliográfico, analisa as pedagogias usadas na educação do corpo, dentro da proposta das danças de matriz africana, que são praticadas em ambientes escolares em Salvador, Bahia, Brasil. O estudo faz uma ênfase na descrição das perspectivas e desafios que esta educação enfrenta na atualidade como projeto corporal emancipador e reestruturador das representações sobre o corpo negro, historicamente configuradas no marco moderno-colonial das pedagogias convencionais. No campo teórico dialoga com autores e linhas de pesquisa dos estudos contemporâneos sobre o corpo desde uma perspectiva multirreferencial em que predominam os aportes da teoria da complexidade e da mediação, e os aportes dos estudos culturais. Como resultado, a tese apresenta descrições sobre os novos atores sociais, corporalidades e formas diversas de vivenciar a negritude e a identidade afro na escola, que desafiam com outras agendas e situações o projeto educativo da matriz africana, formulado nos últimos trinta anos. Como resultado prático apresenta uma proposta criativa de dança-educação para uma pedagogia intercultural do corpo, baseada no percurso existencial e de pesquisa da autora, que fusiona aspectos da cultura corporal de matriz africana com aspectos de sua matriz corporal andina.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2013
  • Autor(es): Echeverry Zambrano, Claudia Del Pilar
  • Local de publicação: Salvador
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFBA (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12980
  • Data de Acesso à Fonte: 12/03/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 212 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.