Dissertação

Das práticas escolares ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a experiência avaliativa de alunos surdos na cidade de Fortaleza-CE

RESUMO

A pesquisa aborda as condições avaliativas de acessibilidade no Enem para alunos com surdez na cidade de Fortaleza - CE. Os resultados apontam para a inadequação de recursos de acessibilidade para candidatos surdos, dificuldade de compreensão da língua portuguesa e uma incompreensão do que é solicitado pelas questões do Enem, que apresentam longos textos em seus enunciados. Os resultados apontam que os surdos não possuem autonomia nesse exame e dependem quase que exclusivamente do intérprete para a sua compreensão.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.