Artigo

Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no Ensino Médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável ou seria o inverso?

RESUMO

Reflete sobre os possíveis impactos da inclusão da sociologia nos currículos do Ensino Médio, sob diferentes perspectivas: a)perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) o ensino de sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) caráter de alfabetização científica da sociologia, ao equipar estudantes com teorias e métodos. A escolha ser norteada pela responsabilidade em formar cidadãos autônomos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2014
  • Autor(es): Moraes, Amaury Cesar
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-6236
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a03.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 39; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição