Artigo

Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual?

RESUMO

O texto aborda alguns aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de leitura, em particular a formação para o letramento visual. Observou-se os gêneros que aliam as linguagens verbal e visual, presentes nas atividades de leitura de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Os dados apontam que o tratamento didático em atividades de leitura não favorece a mobilização de capacidades leitoras específicas para esses gêneros e pouco contribui para a formação do letramento visual dos alunos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2012
  • Autor(es): Barros, Cláudia Graziano Paes de | Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2176-4573
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/04.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 7; Número 2
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.