Dissertação

Os parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social

RESUMO

As reformas curriculares da década de 1990 trouxeram como proposta adequar a educação aos novos tempos de fins de século XX e início do XXI. Essa dissertação objetivou analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), divulgado em 1999. Antes dele, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 era o documento referenciado para se pensar o currículo. A autora objetiva analisar o sentido que o PCNEM emprega ao termo "trabalho" e averiguar se as propostas de adaptação do currículo se encarregavam de possibilitar acesso ao mercado de trabalho flexível. Nesse sentido, analisa também as competências e habilidades que o PCNEM destaca como prioritários para o mercado de trabalho. Conclui que, apesar de verídica a transformação do mercado de trabalho em fins do século XX, o PCNEM dificilmente superará as crises econômicas capitalistas.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.