Artigo

Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar

RESUMO

O artigo discute os efeitos aversivos das práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem escolar. Baseando-se em dados de pesquisa coletados por meio de entrevistas com jovens do último ano do Ensino Médio, organizaram-se núcleos temáticos que permitiram identificar os aspectos aversivos do processo de avaliação da aprendizagem escolar, bem como os seus efeitos nos alunos. Na discussão, aponta-se como alternativa o processo de avaliação diagnóstica para o trabalho pedagógico dos professores.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2009
  • Autor(es): Kager, Samantha | Leite, Sérgio Antônio da Silva
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-4465
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a06v1762.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Edição: Volume 17; Número 62
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial