Dissertação

Protagonismo juvenil e educação da juventude no Ensino Médio brasileiro

RESUMO

Discute as ambiguidades e divergências do conceito protagonismo juvenil, apontado nas diretrizes educacionais como caminho promissor para sanar tanto urgências sociais como a angústia pessoal dos jovens. Pesquisa de campo com alunos do Ensino Médio de Umuarama/PR revela que os jovens associam o protagonismo juvenil a ações de caráter social e voluntário, ao mesmo tempo em que expressam uma busca de autonomia e a necessidade de serem concebidos como sujeito social.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.